O novo modelo transfere a responsabilidade de identificar informações falsas ou enganosas para os próprios usuários
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, proprietária do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, revelou nesta terça-feira (07/1) que as redes sociais gerenciadas por sua empresa passarão por alterações importantes na política de moderação de conteúdo, adotando um sistema semelhante ao do X, a rede social de Elon Musk. A principal mudança consiste no fim do programa de verificação de fatos feito por terceiros, que será substituído pelas “Notas da Comunidade” (Community Notes).
Zuckerberg defende essa alteração, afirmando que o programa de verificação de fatos, iniciado em 2016, gerou muitos erros e censurou conteúdo legítimo. O dono da gigante da tecnologia também apontou a existência de “censura” em alguns países e ainda afirmou que “países da América Latina têm tribunais secretos que podem ordenar que as empresas retirem as coisas silenciosamente”.
De acordo com a Meta, embora os verificadores de fatos sejam independentes, eles possuiriam vieses próprios, o que levou à remoção de conteúdos que deveriam ser classificados como discursos políticos legítimos.